Palestrantes
FERNANDO ARAÚJO PENNAPALESTRANTEProfessor Adjunto da Faculdade de Educação da UFF e parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFP UERJ. Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE da UFRJ e bacharel e licenciado em história pela mesma universidade. Atualmente é coordenador do Laboratório de Ensino de História (LEH-UFF) e um dos coordenadores do GT Ensino de História e Educação da ANPUH. Tem dedicado suas pesquisas mais recentes aos temas: educação democrática, ensino de história e “escola sem partido”. |
HAMILTON DE GODOY WIELEWICKIPALESTRANTEHamilton de Godoy Wielewicki possui graduação em Comunicação Social (1987), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o qual realizou estágio de pesquisa junto ao Department of Curriculum and Instruction da School of Education da University of Wisconsin – Madison, sob orientação do Prof. Dr. Kenneth Zeichner. É Professor Adjunto IV lotado no Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Ciências da Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina, onde é Coordenador institucional do PIBID e do LIFE-UFSC (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores). Tem experiência profissional no ensino de inglês na educação básica e, na educação superior, na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: língua estrangeira, educação, avaliação, formação docente, novas tecnologias de informação, políticas educacionais e pedagogia universitária, particularmente no que se refere à relação entre universidade e escola na formação de professores. |
INÊS BARBOSA DE OLIVEIRAPALESTRANTEPossui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1982), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pelo Instituto de Altos Estudos Em Educação da FGV (1988) e doutorado em Sciences Et Théories de L’éducation – Université de Sciences Humaines de Strasbourg (1993). Pós-doutora pelo Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra (2002) com Habilitation a Diriger des Recherches (HDR) pela Université de Rouen (França, 2013). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), além de membro do GT Currículo da ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar, pesquisa nos/dos com os cotidianos, currículos pensadospraticados e emancipação social na perspectiva da justiça cognitiva e da cidadania horizontal. |
OLINDA EVANGELISTAPALESTRANTEPossui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1980), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade do Minho, Braga, PT. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina e Voluntária no PPGE-CED-UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação docente, educação, política de educação e história da educação. |